Projetos

projetotupiaba

02 April 2020

No Comments

Caixa de tecidos: brincando com memórias

Maria Angélica Vago Soares


Produzir “culturas viabilizadas por conhecimentos de origens, valorizando as suas cosmologias de existência e (re) existência”, me convida a exercitar meu pensamento pelo viés da lógica artística e cultural, entendendo que elas estão mais próximas do que imaginamos, estavam e/ou estão nas narrativas de nossos pais, avós, bisavós, enfim de nossos ancestrais, narrativas que estão de alguma forma em nossas memórias.
Nesse sentido, o meu projeto de origem vai de encontro com as minhas experiências de infância com linhas, agulhas e tecidos, memórias que me remetem ao brincar em meio ao trabalho de minha mãe dona Carmelina, que era costureira. O objetivo do projeto: Caixa de tecidos: brincando com memórias,, é possibilitar rodas de conversa com crianças, para que possam costurar histórias, a partir da mediação do conto infantil: Quita e Kristal: aventuras em uma cidade (2020), e de bonecos de pano, uma casaca e a menina Kristal, como forma de aproximação lúdica com a arte e a cultura capixaba, em especial, o congo. Interagindo e brincando, em suas conversações, contação de causos, brincadeiras inventadas… Poderão costurar histórias autênticas, criando narrativas vivas, sobre suas culturas e artes, e de se (re)fazerem enquanto sujeitos produtores de artes e de culturas de seus lugares. Conforme o andamento do projeto, será possibilitado momentos para costurações, onde as crianças produzirão seus próprios bonecos(as) culturais.

 

BARBOSA, A. M. COUTINHO, R. G (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação, 34. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2007.

BRANDÃO, C. R. A pergunta à várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2003.

VAGO-SOARES, M. A. Infância, arte e cultura: experiências em (com)textos educativos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

______.  Quita e Kristal: aventuras em uma cidade. In: JORDEN, N. [Org.] Letrinha: Coletânea Infantojuvenil. Vitória: Jorden, 2020.

 

Pequena Bibliografia:

Mulher, mãe de Kristal e Davi, esposa de Marcelo e professora/pesquisadora da Ufes. Apaixonada por gente, em especial por crianças, e por aprender e ensinar sobre as artes e as culturas dos lugares, com todos que se dispõem a compartilhar. Filha caçula de uma família com mais 4 irmãos: Toninho, Selço, Arlene e Cida, somos filhos de Sr. Abilio e Dona Carmelina, pedreiro e costureira. Nasci na cidade de Montanha em 1973, interior do Espírito Santo. Com 3 anos nos mudamos para Carapina Grande, Serra-ES, onde passei a maior parte de minha infância, e em meio às brincadeiras de rua e de quintal, correndo, subindo em árvores, fazendo cozinhadinhos, brincando de escolinha, de ser artista, de imitar bichos… também escutando e cantando músicas de raiz e de manifestações populares, já que meu pai era um dos “puxadores” da Folia de Santos Reis no bairro. Assim, fui e estou me constituindo enquanto sujeito histórico-cultural, sujeito humano.

http://lattes.cnpq.br/2152811885251427

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *