Projetos

projetotupiaba

19 April 2020

No Comments

As Brincadeiras Indígenas nas Aulas de Educação Física com a Educação Infantil

Simone Pereira dos Santos Perazzini

 

Meu projeto de origem: “As Brincadeiras Indígenas nas Aulas de Educação Física com a Educação Infantil”, é uma das maneiras de garantir por meio de práticas lúdicas, os conhecimentos de Educação Física e a diversidade étnico-racial que é a origem  da cultura brasileira, que, por processos históricos e culturais da dureza da colonização eurocêntrica, não é contemplada nos propósitos do currículos escolares brasileiros (ABIB, 2006). A fim de superar essa lacuna, elaboramos um projeto para as aulas de Educação Física relacionado as brincadeiras indígenas. A ideia é que por meio das manifestações da cultura indígena, as crianças construam experiências. O Espírito Santo é um dos poucos estados brasileiros com “índios aldeados”. Esses índios são das etnias Tupiniquim e Guarani, situados no município de Aracruz. O objetivo do projeto é possibilitar experiências por meio das brincadeiras indígenas com a mediação do livro infantil “Aranã e a Cacimba”, da autora Marina Miranda. No desenvolvimento do projeto, as brincadeiras indígenas propostas pela personagem do livro: Aranã (como produção de colares, pique se esconde) serão (re)elaboradas pelos atos criativos  das crianças. Além dessas também serão incluídas outras: peteca, corrida de toras, cabo de guerra e corrida do saci. A construção de brinquedos e jogos com as crianças, também será proposta no percurso do projeto. As crianças serão estimuladas a construir saberes, reconhecendo e valorizando a sua cultura e a cultura dos povos indígenas, respeitando as diferenças, identificando suas origens de maneira lúdica e prazerosa.

 

Pequena Bibliografia:

MIRANDA, Marina Rodrigues.  Aranã e a Cacimba, Vitória, ES: Edições do Autor, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/

SEF, 1998.

 ______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/Secretaria da Educação Básica – Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2010.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base/Conselho Nacional de Secretários de Educação – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_pu-blicacao.pdf>.Acesso em: 02 jun. 2017.

 

Resumo do Currículo: 

Graduada em Educação Física com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Vila Velha – UVV em ( 2005/1). Pós-Graduada em Educação Física Escolar (FIJ) Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006). Professora de Educação Física no Centro Educacional Castelo (CEC) de 2006/2008. Professora nas redes Estadual do Município de Cariacica, Prefeitura Municipal de Vitória e Prefeitura Municipal da Serra.

 

Pequena Biografia:

Apaixonada por minha profissão. Mulher, mãe de Nicolas, esposa de Junior e professora Estatutária na Rede de Serra desde (2010), lotada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Professora Maria Hilda Aleixo”. Segunda filha de uma família de 5 irmãos: Cristiano, David, Moisés e Daiani, somos filhos do Sr. Martins Geraldo e da Dona Maria das Dores. Nasci no ano de 1976 na cidade de Taguatinga – DF. Com 3 anos mudamos para o Espírito Santo na cidade de Cariacica, onde passei toda minha infância e resido até o presente momento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *