Nossas Origens

O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível/UFSB, em parceria com o Grupo Imagens Tecnologia e Infâncias/UFES, constituiu um campo de discussões com sujeitos que atuam em comunidades tradicionais, nos seus potenciais de conhecimentos, agregando estes princípios em pesquisas acadêmicas.

A dimensão dos encontros com estas raízes transformou as nossas premissas engessadas do cartesianismo da ciência que se apresente dissociada do humano, do homem. Atrelados a estes potenciais humanos nos cosmos das vidas das diferentes populações, reconhecemos as riquezas destas aprendizagens constituídas nestes diálogos entre identidades e alteridades.

E a partir destas colheitas, nestas “árvores da vida”, nos lançamos ao desafio de unir projetos com diferentes potenciais de origens destas comunidades e construímos a narrativa Tupiabá, inspirada nos projetos de origens indígenas.

Tupiabá inspira as produções de culturas dos povos Indígenas, sobretudo, no espaço de preservação e luta pela permanência da língua materna. Linguagem agenciada e articulada na relação de conhecimentos e etnosaberes cosmológicos com a terra. O nosso propósito de conhecimento é valorizar e elaborar Projetos de raízes desta e de outras culturas, no decurso do seu bem viver, em contextos interativos distendidos no tempo e no espaço em que esses povos habitam e são guardiões(ãs).

Os círculos de partilhas das produções originárias têm como contributo formativo agregar projetos educativos, com princípios pedagógicos próprios, que valorizem as culturas ameríndias e outras culturas de comunidades tradicionais que expressam em seus potenciais marcadores de diferenças e entes de afirmação de identitária tecidos nos conhecimentos de origens, circunscrito aos saberes e fazeres etnológicos, nas diferentes cosmologias de existência e (re)existência.

LITERATURA

ARTES VISUAIS

TEATRO

MÚSICA

Entre em contato conosco!

Saiba mais




PARCERIAS

PROGRAMA DE LICENCIATURA
INTERCULTURAL INDÍGENA
PROLIND/UFES